Cobranças: O que é um pagamento em duplicidade/fatura paga com crédito?

Saiba como o uCondo identifica e trata pagamentos duplicados ou valores excedentes nas faturas.

Na plataforma uCondo, quando um morador realiza o pagamento de uma fatura em duplicidade ou efetua um pagamento superior ao valor devido, o sistema identifica essa situação e altera o status da fatura para "Paga com crédito".

Veja este exemplo:

Situações que podem levar ao pagamento em duplicidade:

  • Erros no cálculo de multa e juros: Ocorrem quando, por exemplo, o operador no caixa ou o banco pagador aplica valores incorretos, resultando em um pagamento excedente.

  • Desconto não aplicado: Se um desconto previsto não for considerado no momento do pagamento, o valor pago pode ser maior que o devido.

  • Duplicidade do pagamento: Ocorre quando a mesma fatura é paga mais de uma vez.

Procedimentos recomendados:

  • Contato com o responsável pelo pagamento: A gestão deve comunicar o morador sobre o pagamento excedente, informando-o da situação.

  • Negociação de crédito: É possível negociar a utilização do valor excedente como crédito na próxima fatura, oferecendo um desconto equivalente ao montante pago a mais.

⚠️ IMPORTANTE:

  • Quando a fatura não estiver com o status de "paga com crédito", será necessário solicitar ao morador os dois comprovantes de pagamento. Quando estiver com os comprovantes, encaminhe ao suporte para verificação. 
  • A decisão sobre como proceder nesses casos cabe à gestão do condomínio, que deve avaliar a melhor abordagem para resolver a situação de acordo com as políticas internas e o relacionamento com os moradores.

👤 Permissões da funcionalidade por perfil | Financeiro > Cobranças

  • Na WEB:
    • Administradora: pode inserir, excluir, editar e visualizar cobranças.
    • Cedente: pode inserir, excluir, editar e visualizar cobranças.
    • Síndico: não possui acesso à funcionalidade.
    • Porteiro: não possui acesso à funcionalidade.
    • Morador: não possui acesso à funcionalidade.
  • No APP:
    • Administradora: não possui acesso à funcionalidade.
    • Cedente: não possui acesso à funcionalidade.
    • Síndico: não possui acesso à funcionalidade.
    • Porteiro: não possui acesso à funcionalidade.
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