Saiba como proceder quando um morador paga a fatura de outra unidade e como corrigir a situação de forma legal.
No sistema de gestão condominial uCondo, pode acontecer de um morador pagar a fatura de outra unidade por engano. No entanto, devido a restrições legais, não é possível realizar a transferência direta de débitos entre unidades. Esse procedimento é considerado ilegal pela legislação vigente.
Para corrigir essa situação de forma adequada e legal, há dois procedimentos que precisam ser realizados:
- Abono da pendência da unidade pagante: A unidade que pagou indevidamente o boleto precisa ter a pendência abono. Isso pode ser feito dentro do sistema da uCondo. Caso precise de ajuda, você pode seguir o passo a passo neste artigo: Abonos: Como fazer.
- Geração de fatura avulsa para a unidade correta: Após realizar o abono, é necessário gerar uma fatura avulsa vinculada ao faturamento da unidade que teve o pagamento feito indevidamente. O procedimento para criar essa fatura está disponível neste artigo: Cobranças: Como gerar uma fatura avulsa vinculada ao faturamento.
Esses dois passos garantirão que o pagamento indevido seja corrigido de maneira eficiente, dentro das normas legais, e sem afetar o histórico financeiro de nenhuma das unidades envolvidas.
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