Cobranças: Remessa e Retorno

 

Atualmente nosso sistema disponibiliza a opção de geração de boletos através de arquivos de remessa e retorno, desta forma, você pode negociar os valores diretamente com a instituição bancaria e ainda assim contar com os benefícios da uCondo. 

O que é Remessa e Retorno? 🤔

Os arquivos de remessa e retorno são utilizados para a troca de informações entre o sistema e a sua instituição financeira. Os boletos cadastrados no sistema podem ser enviados (mediante o arquivo de remessa) para serem registrados pelo banco, e quando forem pagos, essa informação retorna para o sistema (mediante o arquivo de retorno) e baixa as cobranças em aberto.

Remessa e Retorno na uCondo 💜

A nova funcionalidade fica no menu > Financeiro > Remessa e Retorno e aparece apenas em condomínios cujo cedente foi configurado para esta facilidade.

Quais instituições bancárias podem ser utilizadas para Remessa e Retorno?

  • Banco do Brasil 
  • Banco Inter 
  • Bradesco, 
  • Caixa 
  • Itaú 
  • Santander 
  • Sicoob 
  • Sicredi 

O que é CNAB? 🧐

O CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) é uma ferramenta padrão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), utilizada para remessa e retorno de informações sobre clientes para as empresas que utilizam este tipo de serviço.

Existem taxas para Remessa e Retorno na uCondo? 💸

Não. Para gerar os seus faturamentos através de Remessa e Retorno dentro da uCondo não há custo algum. Quaisquer taxas de boletos passam a ser negociados diretamente entre o condomínio/administradora e o banco.

Remessa e Retorno x Intermediação

O faturamento poderá ser gerado normalmente na plataforma. O que muda é que, no processo de intermediação, o registro dos boletos ocorre em segundos. Agora, no processo de remessa e retorno, fica à cargo do cliente baixar o arquivo de remessa, importá-lo junto ao seu banco (que irá registrar as faturas em até 30 minutos após a importação) e baixar o arquivo de retorno no qual são disponibilizados os novos status das faturas (o que pode levar até 1 dia útil para ser efetivado).

  • Lembrando que o processo de intermediação segue disponível na plataforma, através da nossa parceira Iugu.

Importante 🚨

Quaisquer comunicações junto ao banco como: importar o arquivo de remessa, homologar informações internas (carteira, CNAB, etc) e baixar o arquivo de retorno, devem ser feitas direta e exclusivamente pelo detentor da conta e pelo banco.

Ficou com alguma dúvida? Nosso time de suporte está te esperando em nossos canais de atendimento. 💜

-----

Seu condomínio ou administradora ainda não possui um sistema de gestão condominial? Entre em contato com o time de especialista da uCondo e agende uma demonstração gratuita do sistema.

-> Acesse: Agendar demonstração gratuita.