Novidades uCondo: Remessa e Retorno 🔁

 

Vocês pediram, nossos desenvolvedores atenderam! Em 03 de julho de 2023, após estudos e integrações, a funcionalidade Remessa e Retorno ficou disponível na plataforma. 🎉

 

O que é Remessa e Retorno? 🤔

Os arquivos de remessa e retorno são utilizados para a troca de informações entre o sistema e a sua instituição financeira. Os boletos cadastrados no sistema podem ser enviados (mediante o arquivo de remessa) para serem registrados pelo banco, e quando forem pagos, essa informação retorna para o sistema (mediante o arquivo de retorno) e baixa as cobranças em aberto.

Remessa e Retorno na uCondo 💜

Inicialmente com os bancos Itaú e Sicoob homologados sob o layout CNAB 240, a nova funcionalidade fica no menu > Financeiro > Remessa e Retorno e aparece apenas em condomínios cujo cedente foi configurado para esta facilidade.

Para consultar o CNAB da conta do seu condomínio, você precisará verificar junto ao seu banco. Caso o CNAB da conta não seja 240, você pode solicitar a modificação diretamente com o banco!

O que é CNAB? 🧐

O CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) é uma ferramenta padrão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), utilizada para remessa e retorno de informações sobre clientes para as empresas que utilizam este tipo de serviço.

Existem taxas para Remessa e Retorno na uCondo? 💸

Não. Para gerar os seus faturamentos através de Remessa e Retorno dentro da uCondo não há custo algum. Quaisquer taxas de boletos passam a ser negociados diretamente entre o condomínio/administradora e o banco.

Remessa e Retorno x Intermediação

O faturamento poderá ser gerado normalmente na plataforma. O que muda é que, no processo de intermediação, o registro dos boletos ocorre em segundos. Agora, no processo de remessa e retorno, fica à cargo do cliente baixar o arquivo de remessa, importá-lo junto ao seu banco (que irá registrar as faturas em até 30 minutos após a importação) e baixar o arquivo de retorno no qual são disponibilizados os novos status das faturas (o que pode levar até 1 dia útil para ser efetivado).

  • Lembrando que o processo de intermediação segue disponível na plataforma, através da nossa parceira Iugu.

Importante 🚨

Quaisquer comunicações junto ao banco como: importar o arquivo de remessa, homologar informações internas (carteira, CNAB, etc) e baixar o arquivo de retorno, devem ser feitas direta e exclusivamente pelo detentor da conta e pelo banco.

Ficou com alguma dúvida? Nosso time de suporte está te esperando em nossos canais de atendimento. 💜