O que é?
A funcionalidade Categorias serve para organizar e estruturar o plano de contas do condomínio. Através dela a gestão irá nomear as nomenclaturas do balancete e configurar quais informações relacionadas à elas constarão no relatório.
A ideia é proporcionar um entendimento universal das receitas e despesas do condomínio, sendo de fácil compreensão tanto para gestores como moradores.
Quem pode fazer?
Exemplos de uso:
Síndicos e Administradoras:
- A gestão poderá configurar as categorias conforme o modelo de prestação de contas do condomínio, além de proporcionar uma prática visualização para os moradores (Exemplo: Os moradores estão acostumados a usar a nomenclatura Taxa Ordinária e não Taxa Condominial. A gestão poderá alterar para melhor entendimento).
- Precisa informar no balancete quem são os prestadores de serviços do condomínio? No uCondo a gestão configura em quais categorias essa informação ficará visível, inclusive em qual tipo de relatório.
- Tem controle de informações? Moradores e síndicos têm visões diferentes do balancete? Através da funcionalidade a gestão monta o balancete conforme o tipo (sintético/analítico ), necessidade e utilidade.
Observação:
- Uma categoria não poderá ser excluída quando há um lançamento no item receita/despesa;
- Exemplos básicos de receitas: taxa condominial, fundo de reserva, rendimentos e etc;
- Algumas categorias já estão inclusas no sistema da uCondo e fazem parte de categorias com lançamento automático, como os consumos, multas, juros, reserva de dependências;
- Alguns exemplos de despesas: salários, registro dos boletos, manutenções e etc;
- Assim como as receitas, há alguns lançamentos automáticos de despesas como o registro e processamento de boletos, resgates, multas e juros.
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