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Cobranças: Como gerar e enviar um faturamento

Veja como é fácil gerar e enviar o faturamento em alguns minutos através da plataforma uCondo:

1. No menu à esquerda, acesse Financeiro,  depois Cobranças e então Novo Faturamento.

2. Preencha as informações da etapa Geral.

  • Referência: informe o mês e ano daquele faturamento. Em casos de cobrança dos consumos e reservas, o sistema utilizará o mês de referência selecionado para carregar essas informações;
  • Nome do faturamento: preenchido automaticamente pelo sistema, mas é editável;
  • Vencimento: data de vencimento dos boletos que serão gerados;
  • Desconto de pontualidade: personalize conforme o critério adotado para o condomínio (não obrigatório).

3. Preencha as informações da etapa Itens de Cobrança.

  • + Incluir item: adicione um novo item de cobrança;
  • Importar despesas: importe as despesas lançadas no mês referência do faturamento, tornando cada despesa em um item de cobrança;
  • Importar itens manuais do último faturamento: se os itens de cobrança do condomínio forem fixos, essa opção facilita o preenchimento de dados, mas é importante revisá-los;
  • Cadastrar categoria: caso seja necessário cadastrar uma nova categoria durante a geração do faturamento, é só utilizar essa opção;
  • Descrição do Item: essa informação ficará visível no boleto, então deixe o mais compreensível possível;
  • Valor: é o valor total que será arrecadado no faturamento ou o valor cobrado individualmente para cada unidade;
  • Tipo de rateio: há três tipos de rateio disponíveis.
    • Unidade: todas as unidades vão pagar o valor igualmente e o Valor deverá ser o total faturado;
    • Fração: utilize esse tipo em casos de rateio por fração ideal ou metragem e o Valor total deverá ser o total faturado;
    • Nenhum: insira o Valor que cada unidade deve pagar individualmente.
  • Grupo: escolha se o item será cobrado para Todas as Unidades ou para apenas algum grupo.
  • Categoria: determine a categoria financeira de cada item. Assim que boletos forem

4. Na etapa Configurações dos Boletos, você pode definir o Período de exibição do balancete (opcional) e a Mensagem adicional do boleto (campo livre e opcional). Por fim, é só Avançar.

5. Revise as informações do faturamento e clique em Confirmar.

6. O faturamento agora está no status gerado e ainda pode ser editado. Para verificar a Composição de Faturas e revisá-las, clique no ícone de faturas, depois em Visualizar Faturas e por fim Gerar PDF ou Gerar Excel.

7. Tudo certo no seu faturamento? Então é só clicar no ícone avião de papel e Sim para confirmar o envio.

Pronto! Você gerou e enviou um faturamento. 😄

Observações:

  • Em casos de erros no envio, clique aqui.
  • Depois do passo 7, não é necessário ficar com a janela aberta para aguardar o envio do faturamento: o sistema continuará o processo de envio sozinho, sem necessidade de ficar naquele condomínio ou de manter o computador ligado.

Ficou com alguma dúvida? Nosso time de suporte está te esperando em nossos canais de atendimento. 💜